Nos últimos anos, o consumo vegano se tornou uma tendência internacional. Tudo começou com o movimento do vegetarianismo, que consiste em não consumir nenhum tipo de carne — como peixes, frangos e as proteínas suínas ou bovinas.
Mas parece que a população está se conscientizando cada vez mais e, agora, muitos já estão cortando completamente da rotina a ingestão ou utilização de todo e qualquer item de origem animal, sendo os ovos, o leite, a lã e a seda alguns exemplos disso.
O mais interessante é que, em vez de prejudicar o mercado, tal mudança tem sido um diferencial para as empresas que desejam crescer e conquistar a atenção de consumidores conscientes e que se preocupam com a saúde e o meio ambiente.
Pensando nisso, e para te deixar por dentro do assunto, trouxemos neste post todas as informações relevantes sobre o consumo vegano. Acompanhe o artigo e saiba mais!
O crescimento do consumo vegano no Brasil
Diante de crises ambientais, do aquecimento global e da necessidade de pensar em sustentabilidade, uma grande parcela da população está mudando os seus hábitos. Esse é o caso do consumo vegano — um movimento que consiste em abolir, completamente, o uso de todo e qualquer produto que tenha origem animal.
Para ter uma ideia, e de acordo com um levantamento realizado pelo Ibope Inteligência, em 2018, 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, ou seja, não ingerem nenhum tipo de carne.
Já em relação ao veganismo, o número também está crescendo, graças à facilidade de se encontrar alternativas de alimentos em diferentes cardápios por aí. E diante de tamanho sucesso, muitas empresas estão procurando se adaptar ao movimento para agradar a todos os paladares e conseguir se solidificar no mercado.
Um bom exemplo disso são as grandes redes de fast-food que, agora, estão investindo em peso em hambúrgueres compostos por legumes e queijos de origem vegetal.
Até mesmo os Estados Unidos estão apostando todas as suas fichas na chamada “onda veggie & vegan”. No país, as vendas de produtos que seguem essa linha cresceram de forma expressiva nos últimos anos, principalmente no que diz respeito aos leites alternativos, que são produzidos a partir de coco ou castanhas.
Os valores desse movimento
Quando falamos em consumo vegano, muitas pessoas assimilam o movimento somente ao fato de não consumir carne. No entanto, o conceito vai muito além disso. De acordo com os seus adeptos, o veganismo é uma maneira de viver sem que, para isso, seja preciso explorar os animais, tanto em relação ao vestuário quanto no que diz respeito à alimentação ou qualquer outro tipo de atividade.
Por isso, tais indivíduos procuram seguir uma dieta pautada pela ingestão de vegetais e grãos integrais, evitando todo e qualquer item de origem animal, sendo os principais:
- carnes;
- laticínios;
- mel;
- ovos;
- ouro;
- lã;
- seda;
- produtos testados em animais.
O veganismo e o consumo de orgânicos
Sabia que veganismo também acabou influenciando outras formas de consumo? Uma delas, é a do movimento de alimentos orgânicos — uma prática extremamente forte nos Estados Unidos e Europa e, há pouco tempo, acabou atingindo boa parte da população brasileira, principalmente, a do Sul do Brasil.
Tal atitude baseia-se em optar por adquirir e ingerir somente alimentos livres de agrotóxicos e hormônios, além de serem devidamente certificados. As vantagens de apostar nessa alternativa são inúmeras:
- possibilidade de ingerir ingredientes com teor nutritivo mais elevado;
- possibilidade de consumir somente alimentos não prejudiciais à saúde;
- possibilidade de incentivar um sistema de produção que respeita a natureza;
- possibilidade de experimentar alimentos mais saborosos.
Para se ter uma ideia, e de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, só no estado de Minas Gerais, a quantidade de unidades produtoras de orgânicos cresceu 60% — e, claro, esse aumento também tem acontecido em outras regiões do país.
Isso significa que as pessoas que consomem esse tipo de alimento são extremamente exigentes e também fiéis aos estabelecimentos que decidem abraçar a causa. Inclusive, tais indivíduos se preocupam com a alimentação, com o bem-estar e investem todas as suas fichas em restaurantes ou lanchonetes que oferecem pratos de qualidade e alta procedência.
Incluir orgânicos no cardápio se tornou uma estratégia eficaz para todo empreendedor que deseja alcançar um diferencial competitivo no mercado. Dito isto, você não precisa abolir o uso de itens de origem animal do seu menu, mas sim, priorizar os produtos que são desenvolvidos com atenção, prezando pelo meio-ambiente e também pela saúde de seus consumidores. Pense nisso!
Viu só como é fácil? Agora que você sabe um pouco sobre o consumo vegâno e orgânico, já pode incluir receitas e novos produtos em seu cardápio e conquistar bons lucros no fim do mês.
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