Assim como toda vitrine, a vitrine de açougue tem como responsabilidade impactar de forma positiva os clientes que circulam no ambiente ou passam em frente à casa de carne.
Todo produto exposto nela deve ser pensado, pois eles podem atrair ou espantar clientes — e não queremos a segunda opção, não é mesmo? Dito isso, é indispensável o cuidado que se deve ter ao montar sua vitrine, afinal, o objetivo é aumentar as vendas, não diminuí-las.
E já que estatísticas mostram que uma vitrine bem elaborada influência em até 85% das vendas, por que não usar isso a seu favor?
Para saber como montar uma vitrine no seu açougue, continue a leitura e confira nossas dicas!
Por que investir em uma vitrine de açougue?
Todo mundo já passou pela experiência de levar um produto que o atraiu lá da vitrine, e de fato, uma vitrine bem elaborada chama muito a atenção de quem passa por perto, principalmente quando o assunto é alimentos.
Se você deseja abrir uma casa de carnes ou aumentar as vendas do açougue, está aí um ponto em que se deve investir.
Além disso, o jeito de organizá-la irá contribuir bastante também, afinal, uma vitrine é como o espelho que reflete ao cliente o produto que você tem para oferecer.
Como montar uma vitrine de açougue bem elaborada?
O primeiro fator que influencia diretamente em uma venda no açougue é a higiene. De nada adianta ter uma variedade incrível de carnes se a higiene estiver precária. Essa é uma recomendação obrigatória se você quiser ter melhores resultados.
Em seguida, verifique se as recomendações de refrigeração estão de acordo com o que a legislação pede — 0°C a 2°C em balcões abertos e 2°C e 4°C para os fechados —, isso passa credibilidade aos clientes e a carne fica com uma melhor consistência e aparência.
Ainda sobre as carnes, é importante ter variedade à mostra. Assim o cliente visualiza melhor todas as opções. A vitrine deve ser atualizada sempre que necessário, inclusive nos finais de semana ou feriados, já que o brasileiro ama um churrasco em dias assim.
E outra coisa que os estudos dizem sobre as carnes é que sua cor característica, como por exemplo, o vermelho da carne bovina, influencia bastante na sua compra. Não é necessariamente o fator mais importante, mas é contribuinte para agradar ao cliente.
Aproveite a vitrine para expor produtos diferenciais como uma boa linguiça artesanal.
Por fim vem a organização. É importante mantê-la em ordem e não bagunçada, assim mostra o quão competentes são os açougueiros e facilita também o seu trabalho.
O que NÃO devo fazer em uma vitrine de açougue?
Alguns açougues tem sua vitrine enfeitada com folhas de alface ou outros vegetais. Pode até ficar legal e chamativo, o problema é que o agrotóxico contido no alface pode comprometer a qualidade da carne e com o tempo ele murcha e tira o aspecto convidativo.
Outro erro comum é desligar a refrigeração das carnes durante a noite. A carne é um alimento perecível, desligar a vitrine do açougue vai influenciar diretamente na sua qualidade.
A vitrine de açougue é o ponto de partida para a experiência dos clientes. Priorize-a e ganhe a empatia de quem visita o seu estabelecimento.
Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine de açougue? Para receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter.
Related Posts
EPI para açougueiro: como garantir a segurança nesse tipo de trabalho?
Toda empresa que preza pela segurança e bem-estar de seus colaboradores (e por...
Como fazer linguiça mista? Aprenda 3 dicas importantes!
No Brasil, diferentes tipos e linguiças são consumidas todos os dias, e um tipo que...