Qualquer chef de cozinha dirá que o sucesso de uma preparação começa na escolha de ingredientes de qualidade, e com a charcutaria não é diferente. Escolher tripas para linguiça é o primeiro passo para a confecção de embutidos de primeira, sendo fundamental saber exatamente o que escolher.
Acompanhe-nos ao longo deste post e conheça quais os principais tipos de tripa, os critérios que se deve considerar na hora da escolha e como garantir a segurança e a qualidade do seu produto.
Os tipos de tripa
Hoje é possível encontrar no mercado quatro principais tipos de tripa para linguiça: as tripas de plástico, as de colágeno, as de celulose e as naturais. Conheça cada uma delas e saiba qual a melhor para as suas preparações:
- tripa de plástico — mais barata, essa tripa é bastante usada em produtos de frango ou mortadelas de baixa qualidade. Por ser impermeável, dificulta a perda de água, impedindo a defumação do embutido. Deve ser retirada na hora do consumo;
- tripa de colágeno — produzidas a partir do colágeno retirado de porcos ou do gado, essas tripas possuem alta produtividade industrial, motivo pelo qual são muito comuns no mercado. São mais grossas, apresentando uma textura menos agradável, e por isso costumam ser retiradas pelo consumidor;
- tripas de celulose — produzidas a partir de fibras vegetais, são usadas principalmente para salsichas e em defumados para lanches. Costumam ser retiradas após o cozimento, resultando em produtos “sem pele”;
- tripas naturais — são os intestinos do animal (ovino, suíno ou bovino), limpas e sem a gordura e as mucosas. São, de longe, as de melhor qualidade, agregando sabor ao embutido e permitindo que ele “respire” durante o processo de defumação. Além disso, são as que apresentam também melhor estética e textura.
O que levar em conta na hora da escolha
Agora que você já sabe quais os tipos de tripas para linguiça, veja quais critérios levar em conta na hora da compra.
Verifique o selo de inspeção
Qualquer produto de origem animal só pode ser comercializado se tiver recebido o selo de inspeção sanitária, que pode ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). Cada um desses selos determina a comercialização dos produtos em território municipal, estadual ou nacional, respectivamente.
A presença dos selos de inspeção garante a você que a tripa escolhida atende a todos os requisitos fitossanitários estabelecidos pelo governo, confirmando a segurança daquele alimento.
Saiba onde comprar
Infelizmente, ainda existem pessoas que vendem tripas para linguiça sem se preocuparem com a qualidade ou procedência do produto, o que, como vimos, pode colocar em risco a saúde de quem vai consumir o embutido.
Ao escolher um bom fornecedor, você garante a procedência do produto e a consistência na qualidade. Ou seja: você sabe que a tripa apresentará sempre o mesmo padrão de qualidade, evitando surpresas e frustrações.
Priorize a qualidade
É claro que sempre queremos economizar, e um consumidor consciente vai buscar sempre a melhor relação custo-benefício. Entretanto, é preciso ter cuidado para não focar sua atenção excessivamente no preço e deixar a qualidade em segundo plano.
Como comentamos, o sucesso de uma receita depende em grande parte da qualidade dos ingredientes escolhidos, tanto quanto da técnica aplicada. Por isso, ao procurar os melhores preços, não sacrifique a qualidade da tripa: é ela que vai determinar o sucesso do seu embutido.
O mundo da charcutaria é muito rico, e nele sempre é possível encontrar nuances e detalhes que fazem toda a diferença. Com o tempo, você certamente será capaz de escolher as tripas para linguiça de acordo com o resultado final que deseja.
E se você se interessa pela fabricação de linguiças artesanais, capazes de levar a sua assinatura e os sabores exclusivos que só a sua criatividade é capaz de gerar, a Zafe tem todos os materiais e equipamentos necessários para a sua produção. Conheça nossos produtos e entre de cabeça no mundo da charcutaria.
Related Posts
Não perca 4 dicas para organizar finanças quando se trabalha com vendas
Independentemente do ramo de negócio, desde o início é fundamental organizar as...
Profissão Açougueiro: o que você precisa saber para ser um ótimo profissional
A profissão de açougueiro é muito ampla no mercado de trabalho e o espaço vem...