Quem vende embutidos precisa trabalhar com produtos que ajudem a aumentar a qualidade dos alimentos. É o caso da tripa natural para linguiça, que faz o sabor penetrar mais rapidamente na massa se comparada às versões sintéticas, como as de colágeno ou plástico. Esse detalhe também facilita a “respiração” do recheio durante os processos de defumação, o que torna o preparo mais eficiente e com um sabor inigualável.
Apesar de todos esses diferenciais, tem gente que desconhece as tripas naturais mais utilizadas do momento e as suas principais indicações. Se você faz parte desse time, venha conosco e tire suas dúvidas para encontrar o melhor produto do mercado!
Os principais tipos de tripa natural para linguiça
As tripas naturais são produzidas a partir do intestino do animal. E não se preocupe: elas são higienizadas e toda a gordura é removida ao longo das etapas de produção. Elas também não apresentam aditivos químicos em suas composições (somente água e sal), o que deixa o produto mais saudável e com um sabor bastante apurado.
Mas afinal, quais os tipos de tripa natural para linguiça mais utilizados da atualidade? É o que mostramos a seguir.
Tripa suína
A tripa suína tem um calibre de tamanho mediano e, geralmente, é indicada para a produção de linguiças toscana ou mista. Já a metragem do maço pode variar de 45 m a 90 m, com a capacidade de abrigar até 65 kg de massa.
Tripa ovina
Por ter um calibre mais fino (entre 18 mm e 26 mm), a tripa ovina é uma excelente opção para quem deseja produzir linguiças de frango ou porco. Ao usá-la, é possível armazenar em torno de 25 kg de recheio, totalizando 90 m no maço.
Tripa bovina
As tripas bovinas são as que apresentam o calibre mais grosso, podendo chegar a 55 mm. Por esse detalhe, elas costumam ser usadas na produção de linguiça calabresa e até de algumas versões de salames. Além disso, vale ressaltar suas subcategorias:
- tripa torta — calabresa, linguiças para fritar, salsichão lionês, chouriços ou salamitos;
- tripa de fundos — salames caseiros, mortadelas, copa, linguiça de sangue;
- tripa de bexiga — galantinas, mortadelas.
As vantagens de utilizar esse produto
A primeira vantagem de utilizar tripa natural para linguiça está na sua grande capacidade de “respiração” interna, permitindo que os processos de cocção e defumação deixem o alimento mais suculento e saboroso.
Outro ponto positivo é que a aparência do produto costuma ser mais atrativa, já que a tripa proporciona um aspecto macio e curvatura harmônica, principalmente, nas extremidades da peça. Juntos, esses elementos fazem com que a linguiça tenha uma textura ímpar e bem mais agradável na mordida.
Abaixo, listamos mais benefícios das tripas naturais:
- facilitam a moldagem — permitem que a estrutura seja mais reta ou curva;
- são mais elásticas — dão mais mobilidade do começo ao fim do preparo;
- são mais permeáveis — facilitam a troca de oxigenação e de vapor com o meio ambiente;
- são mais resistentes ao calor;
- não interferem no sabor do recheio.
Viu só? Investir na tripa natural para linguiça é uma decisão que pode trazer inúmeros resultados positivos para a fabricação do seu produto. Quem experimenta uma vez, não quer saber de outra opção!
Portanto, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer os diferenciais que só a Zafe pode proporcionar. Será um prazer atender você!
Related Posts
Descubra como escolher a máquina de encher linguiça ideal
Quem escolhe trabalhar com a produção de linguiças artesanais precisa pensar, entre...
Dicas de Gestão: o que você precisa saber para vender linguiças artesanais e ter lucro
Boas dicas de gestão podem salvar o seu negócio antes mesmo que ele afunde, afinal,...