As linguiças artesanais têm sido cada vez mais apreciadas pelos consumidores, pois podem ser encontradas em diferentes versões e agradam aos mais variados paladares. Quem trabalha com a comercialização de alimentos deve ficar de olho nisso para valorizar o negócio, e pegar uma boa receita de linguiça de porco é um ótimo começo.
Se você tem interesse no assunto, este post vai ajudar bastante. Nos tópicos abaixo, vamos explicar quais são os ingredientes da receita de linguiça de porco, os equipamentos necessários e os cuidados importantes para o preparo. Confira!
Quais são os ingredientes necessários?
O primeiro passo para fazer uma linguiça de porco de qualidade é escolher uma carne de boa procedência — dica que vale para a produção de qualquer alimento. Como ela é a principal matéria-prima desse embutido, é preciso ter atenção especial.
Uma receita básica de linguiça precisa dos seguintes ingredientes e utensílio:
- pernil de porco moído;
- toucinho sem o couro;
- tripa de porco;
- alho;
- pimenta-do-reino;
- sal;
- ervas a gosto;
- barbante para amarrar a linguiça.
A sua receita sempre deve conter: carne, um tipo de gordura para não ficar seca, temperos a gosto e a tripa para finalizar. Aliás, tente usar as tripas naturais, que antes de serem preenchidas precisam ficar de molho em uma mistura de água e vinagre por cerca de 30 minutos.
Em seguida, deve-se enxaguar a tripa antes de preenchê-la com a carne. Esse procedimento requer o uso de um funil e o cuidado de não deixar espaços com bolhas de ar. Depois que ela estiver cheia, é só fazer as amarrações com barbante para separar os gomos.
Quais equipamentos usar?
Basicamente, os equipamentos necessários são um moedor de carne e o enchedor de linguiça, que pode ser um funil, elétrico ou à manivela. Claro que você pode adquirir a carne já moída, mas para quem quer se certificar quanto aos mínimos detalhes da receita e produzir tudo, o ideal é adquirir um moedor.
Inclusive, há enchedores de todos os preços e tamanhos, do básico e barato funil até máquinas elétricas que custam mais. Ou seja, de acordo com o seu orçamento, invista na opção mais adequada para a realidade do negócio.
Como preparar e quais os cuidados?
A produção de uma linguiça saborosa e com a textura perfeita exige que todos os ingredientes sejam muito bem misturados. A massa precisa ficar homogênea e pegajosa, para evitar que a linguiça fique seca.
Para preservar a gordura do produto final, sempre trabalhe com a carne o mais gelada possível. Inclusive, uma dica é deixá-la um tempo no congelador antes do processo de moagem. A quantidade de tempero pode variar de acordo com o gosto, mas quanto ao sal, a média é de 10 g para cada 500 g de carne.
Todas essas dicas servem para a produção de qualquer tipo de linguiça. Os ingredientes serão quase os mesmos. Só o tipo de carne deve mudar e, às vezes, o tempero também. Mas você já percebeu que o processo não é difícil e que a criação de linguiças artesanais pode ser uma excelente estratégia de negócios.
Gostou da receita de linguiça de porco e dos macetes que nós demos? Aproveite para aprender também como escolher o moedor de carne ideal!
Related Posts
Tripa de colágeno para linguiça: quais são os seus diferenciais?
Quem costuma produzir linguiças, seja para consumo da família, seja em produções para...
Receita de linguiça de porco: descubra como fazer!
As linguiças artesanais têm sido cada vez mais apreciadas pelos consumidores, pois...