Independentemente do ramo de negócio, desde o início é fundamental organizar as finanças a fim de que tudo siga conforme o esperado: com capacidade de atender às demandas e lucro suficiente para expandir a empresa e conseguir cuidar das necessidades pessoais. Apesar de óbvia, essa não é uma tarefa fácil — e muitos empreendedores (pequenos ou grandes) acabam se perdendo em meio a tantos números, papéis e metas.
O resultado pode ser desastroso não apenas nas finanças, mas também na produção. Afinal, se você não consegue se organizar, dificilmente vai conseguir se concentrar e focar em seus produtos e suas vendas. Quer saber, então, como manter a organização do seu negócio e vê-lo crescer? Então continue a leitura e conheça 4 dicas simples que ajudarão nessa tarefa.
1. Defina metas
“Quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. A frase dita pelo gato do lúdico filme Alice no país das maravilhas é extremamente válida para a vida e os negócios.
Se você não tem bem-definidas as metas da sua empresa, ela pode acabar indo para qualquer lugar — tanto o sucesso inesperado quanto o fracasso. Por isso, é fundamental definir os passos do negócio (e aonde eles o levarão) a curto, médio e longo prazo. Assim que esses pontos estiverem traçados, pense no que você precisa para chegar até cada um deles e não saia do seu caminho.
2. Separe a sua conta pessoal da conta da empresa
Um grande erro cometido pelos gestores é não separar as contas pessoais e empresariais — achando, assim, que a pessoa física tem muito dinheiro quando, na verdade, todo o valor está comprometido pela pessoa jurídica.
Ao não fazer essa separação, você pode acabar tirando “só um pouquinho” da renda da empresa para resolver um problema pessoal e, quando perceber, o negócio estará desfalcado, sem condições de arcar com os seus custos. A partir daí é fácil a situação virar uma bola de neve, o que torna difícil a resolução.
3. Destine um valor para ser investido
Ainda que a sua empresa esteja nova em folha e que atualmente você não veja a necessidade de investir em mais nada, tenha sempre em mente que o mercado se renova muito rapidamente e que é preciso acompanhá-lo para não ficar para trás.
Por isso, é interessante definir desde o início um valor que será separado para futuros investimentos, quando necessários. Dessa forma, o seu negócio não se tornará obsoleto e sempre terá um valor em caixa para aproveitar boas oportunidades e sazonalidades.
4. Aposte em boas e úteis ferramentas
Hoje em dia existem muitas ferramentas que otimizam o trabalho de qualquer tipo de empreendimento. A tecnologia e as boas ideias estão aí para ajudar os gestores que têm uma visão empreendedora. Se você trabalha com no ramo de alimentos, por exemplo, vale a pena encontrar um bom parceiro e fornecedor de equipamentos e produtos que otimizem e tragam mais diferenciais ao seu serviço e, consequentemente, ao seu produto final.
Viu só? Com apenas 4 dicas é possível organizar as finanças e manter toda a sua empresa bem-estruturada para enfrentar os desafios, os concorrentes e crescer no mercado. E se você está começando nesse universo do empreendedorismo, confira como fazer isso agora mesmo em nosso artigo sobre como montar uma lanchonete.
Related Posts
Vitrine de açougue: aprenda como montar a sua!
Assim como toda vitrine, a vitrine de açougue tem como responsabilidade impactar de...
Afinal, o marketing boca a boca realmente funciona? Descubra!
Um bom produto ou serviço modifica a vida de uma pessoa de várias formas. Afinal,...