Não é por acaso que a linguiça calabresa é uma das queridinhas dos brasileiros. Além de deliciosa, essa iguaria embutida vai muito bem em diversas receitas, assim como é um ótimo acompanhamento para vários pratos e para aquela cervejinha gelada.
Uma curiosidade é que, no início, essa delícia era preparada com uma grande quantidade de pimenta calabresa — daí o nome. No entanto, com o passar do tempo, o teor apimentado diminuiu.
E você, sabe como fazer linguiça calabresa? Se a resposta foi não, é só continuar lendo este artigo para aprender!
Afinal, como fazer linguiça calabresa?
Para começar, é preciso saber que esse tipo de linguiça é preparado exclusivamente com a carne e a gordura suínas. Veja agora outros detalhes importantes que envolvem o processo.
Equipamentos e materiais necessários
Se você já trabalha com o preparo de linguiças, certamente não vai encontrar grandes dificuldades para fazer essa versão da calabresa. Para o preparo do embutido, serão necessários:
- uma máquina de moer carne (ou se você estiver preparando um produto mais artesanal, uma boa faca, para picar a carne “na ponta da faca”);
- um canhão para embutir;
- um defumador.
Modo de preparo
As linguiças calabresas podem ser curadas ou defumadas.
Aquelas que são curadas recebem um tratamento térmico que as fazem perder água e ficarem mais compactas. Essas são as mais apetitosas para incrementarem feijões, lentilhas, sopas, cozidos e, também, pizza.
As defumadas podem ser feitas com um defumador caseiro ou de tambor, caso a sua produção seja pequena. Também há opções de defumadores artesanais que você pode fazer em casa. São bacanas por deixarem o seu embutido com um sabor único.
Temperos que podem ser utilizados
Como dissemos, apesar de o nome fazer referência à pimenta calabresa, não é necessário exagerar no condimento — fica ao gosto do freguês. Se você está produzindo para revender, uma boa dica é fazer dois tipos de linguiça: uma com mais pimenta e outra com menos. Assim, não corre o risco de decepcionar o seu cliente, que vai saber exatamente o que está levando para casa.
Além disso, são utilizadas carnes e gorduras de porco (de preferência, picadas), sal, temperos ao seu gosto e conservantes. Algumas especiarias que podem dar um sabor todo especial ao seu produto são a erva-doce e a manjerona. Vale a pena experimentar!
E não podemos nos esquecer das tripas para linguiça. As mais comuns são as naturais e as de colágeno.
Erros que devem ser evitados
Algumas falhas podem colocar a linguiça calabresa em risco, e a maioria das regras vale para todos os tipos de embutidos. Os erros mais comuns que você precisa evitar são:
- trabalhar com a carne em temperatura ambiente — para facilitar o manuseio e não ver a linguiça “desmontar” durante o preparo, deixe a carne no congelador por cerca de uma hora antes do manuseio;
- misturar mal a carne já moída — a linguiça ficará quebradiça se você pecar nessa etapa;
- não comprimir bem a carne no canhão — isso levará à formação de bolhas de ar na massa;
- não deixar a linguiça descansar — é recomendável que, depois de pronto, o embutido fique na geladeira de um dia para o outro;
- não mergulhar em água gelada após o fim do processo — realizar esse processo mantém a linguiça mais firme.
Viu como fazer linguiça calabresa não é uma tarefa difícil? Se você comercializa embutidos e ainda não oferece esse tipo de produto, comece agora mesmo! O sabor agrada a diferentes paladares e é garantia de sucesso para o seu negócio.
Já está com água na boca para apreciar uma linguiça calabresa acebolada? Antes disso, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os segredos dessa iguaria deliciosa.
Related Posts
5 Receitas com linguiça para fazer no jantar
Está sem ideias sobre o que fazer para o jantar? Não se desespere, existem...
Dicas de Gestão: o que você precisa saber para vender linguiças artesanais e ter lucro
Boas dicas de gestão podem salvar o seu negócio antes mesmo que ele afunde, afinal,...