Você resolveu investir profissionalmente na sua produção de linguiças e embutidos? Parabéns! É provável que esteja pensando agora em questões como matéria-prima, sabores e divulgação do negócio, certo? Claro que elas são importantes, mas há outras que também merecem atenção se quiser emplacar nesse ramo, como escolher as embalagens de alimentos.
Isso mesmo! Tão fundamental quanto a qualidade do produto que você oferece é a qualidade da embalagem. Porém, para acertar na escolha desse item, é necessário considerar alguns pontos. Veja quais são eles nas próximas linhas!
A importância da segurança das embalagens de alimentos
Sem um bom invólucro, o alimento pode perder sabor, textura, ficar com uma aparência pouco atrativa ou, pior, não ser armazenado de forma correta. Ou seja, não escolher uma embalagem ideal para os alimentos que você oferta é um risco para a saúde do seu cliente.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sabe disso e está de olho nesse quesito tanto quanto na segurança do próprio alimento. De acordo com o órgão, todo material que está em contato com alimentos e bebidas precisa seguir normas e padrões preestabelecidos.
Os materiais mais utilizados para armazenar alimentos
Dentre os materiais aprovados pela Anvisa e seguros ao consumidor, podemos citar:
- metal;
- plástico;
- vidro;
- papel e papelão;
- isopor.
Naturalmente, nem todos os materiais servirão ao mesmo propósito de proteção, conservação e praticidade de manuseio para todos os tipos de alimentos e bebidas. É preciso que você avalie as condições do seu produto — como o tempo de duração, se vai comercializá-lo congelado, entre outros fatores.
Além disso, vale a pena estudar o seu mercado para perceber o que os seus concorrentes estão oferecendo. Nessas pesquisas, você pode se surpreender com uma embalagem inovadora (que nem sabia que existia) ou notar o quão importante é investir na identidade visual e na personalização dos seus produtos.
As características de uma boa embalagem para linguiça
Muitos tipos de linguiça são vendidos em embalagens que misturam alumínio e plástico. O alumínio se destaca por proteger o alimento da luz e garantir a durabilidade dos embutidos, além de ser um material mais resistente para transporte. Já o plástico permite a visualização perfeita das linguiças, o que facilita a escolha do consumidor.
Infelizmente, não é raro encontrarmos linguiças com má aparência, carne pouco apetitosa ou com excesso de gordura ou condimentos. Por esses e outros motivos, é imprescindível permitir que o seu cliente veja o seu produto com clareza.
Além dessas embalagens que trazem um lado de alumínio e outro de plástico, as que contém apenas plástico podem ser uma solução bastante prática. Maleáveis e versáteis, elas facilitam no momento de embalar o produto e em seu congelamento, se for o caso. Uma boa dica é procurar por opções que podem ser recicladas.
As embalagens de alimentos são fundamentais para o sucesso do seu negócio, tanto para garantir o armazenamento seguro dos produtos quanto para fazer a sua bela aparência se destacar ainda mais. Portanto, aposte em embalagens de qualidade superior, que não vão rasgar com facilidade, prejudicar o visual dos embutidos ou transmitir sabor para eles.
E por falar em sabor, continue conosco e veja como definir o melhor tempero para linguiça!
Related Posts
Profissão Açougueiro: o que você precisa saber para ser um ótimo profissional
A profissão de açougueiro é muito ampla no mercado de trabalho e o espaço vem...
Selo de inspeção de alimentos de origem animal (SIF): por que é importante?
Se você é um consumidor atento, certamente já deve ter reparado como muitos dos...