A linguiça toscana está entre a preferida dos consumidores, principalmente no churrasco ou, então, feita na panela, acebolada. Sua cor pode variar entre tons rosados e avermelhados, e ainda existe a opção de produzi-la com e sem pimenta.
Para quem produz e vende, saber como fazer linguiça toscana é fundamental para aquecer os negócios. Você já sabe? Já comercializa esse tipo de linguiça? Confira, agora, quais são os ingredientes necessários, como é o passo a passo de preparo e quais erros devem ser evitados.
Os ingredientes
Essencialmente, a mistura da linguiça toscana leva carne de porco, gordura, temperos e condimentos. Como dissemos, entre os temperos, é possível usar uma pequena quantidade de pimenta, ressaltando o sabor do produto e agradando em cheio aos consumidores que preferem uma linguiça mais apimentada. Entre as opções que costumam fazer sucesso com a grande maioria dos compradores estão a pimenta calabresa e a pimenta biquinho.
Quanto à gordura, o toucinho suíno e a barriga de porco são excelentes ingredientes, pois são gorduras de qualidade e que agregam mais sabor. Por fim, a carne: o pernil de porco ou o lombo vão deixar a sua preparação mais saborosa, suculenta e nobre — características imprescindíveis para quem produz uma linguiça artesanal de qualidade superior. Uma dica extra: o pernil tem um sabor mais forte, enquanto que o lombo é mais suave ao paladar, mas tem a textura mais seca.
A receita
É claro que, aqui, estamos dando apenas uma sugestão (ou uma receita base) para que você compreenda como é o processo de produção de uma linguiça toscana. A partir desses ingredientes e modo de preparo, certamente, será capaz de fazer as suas próprias adaptações e, com isso, criar um produto final totalmente original.
Ingredientes
- 900 g de pernil de porco magro;
- 300 g de barriga de porco;
- 90 ml de água gelada;
- 18 g de sal refinado;
- 0,3 g de sal de cura;
- 1 dente de alho;
- 1 pitada de açúcar;
- tomilho fresco, salsa e pimenta do reino preta.
Modo de preparo
Para preparar a linguiça toscana:
- processe a carne e a gordura com alguns cubos de gelo (para emulsionar e deixar a linguiça mais suculenta);
- acrescente os temperos na massa já processada;
- misture tudo, acrescentando água gelada aos poucos;
- encha as tripas, molhando-as sempre para não rasgar, e dê os nós formando os tamanhos que você deseja.
Os erros mais comuns
Fazer linguiça é uma arte! Apesar de muitas pessoas se preocuparem apenas com o processo de encher as tripas, existem alguns truques para não errar no preparo — e não estragar a textura ou o sabor do seu produto, depois de preparado, no prato do seu cliente. Veja a seguir:
- a proporção ideal entre carne e gordura é de 75% carne e 25% gordura: se essas medidas não forem seguidas, você pode ter um produto seco ou gorduroso demais;
- a escolha dos temperos e condimentos é livre, mas é preciso ter bom senso: no caso da linguiça toscana, por exemplo, que é feita 100% com carne de porco, selecione ingredientes que harmonizam com os cortes suínos;
- para encher as tripas com facilidade, o uso de um funil do tamanho adequado para elas é fundamental;
- a carne da toscana é cortada em pedaços menores.
Agora que você já sabe os segredos de como fazer uma linguiça toscana de qualidade superior, já pode acrescentar esse item queridinho nos pratos dos brasileiros à sua produção artesanal!
Gostou do texto e quer conferir outras informações sobre o assunto? Siga-nos nas nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!
Related Posts
NOÇÕES BÁSICAS PARA FABRICAÇÃO DE LINGUIÇAS
Prescription medications for legitimate health conditions may come under intense...
Dicas de Gestão: o que você precisa saber para vender linguiças artesanais e ter lucro
Boas dicas de gestão podem salvar o seu negócio antes mesmo que ele afunde, afinal,...