A venda de linguiça é, sem dúvida, uma aposta certa para o seu estabelecimento. Além de ser um produto que oferece muitas variações, ele faz bastante sucesso entre os brasileiros devido ao sabor, à versatilidade e ao bom custo-benefício. Mas se as suas vendas não estão tão boas quanto você gostaria, talvez precise ajustar alguns pontos na sua estratégia.
Quer ajuda nessa tarefa? Continue aqui com a gente e confira dicas essenciais para aumentar a venda de linguiça e ver os seus lucros deslancharem!
Tenha um bom planejamento
O seu objetivo final já está claro: vender mais linguiças. Mas como você pretende fazer isso? Um bom primeiro passo é planejar a sua estratégia, o que envolve saber os tipos de linguiça que vai comercializar, as quantidades que vai manter em seu estabelecimento e o preço, por exemplo.
Na hora de definir todos esses fatores, faz toda a diferença conhecer o seu público:
- Do que os seus clientes mais gostam?
- Qual linguiça tem mais procura?
- Em que dia da semana ou época do mês a demanda cresce?
Também é importante estabelecer metas e, a partir daí, trabalhar para cumpri-las. Se o seu objetivo, por exemplo, é aumentar a venda de linguiças mista e calabresa, faça promoções interessantes, divulgue e crie “pacotes para churrasco”. São apenas ideias que você vai adequar ao seu público — por isso, mais uma vez, é essencial conhecê-lo bem.
Preze pela qualidade
Existem muitas linguiças de qualidade no mercado, mas também há aquelas pouco atrativas tanto no sabor quanto na aparência. Se você oferecer produtos que não enchem os olhos (com muita gordura, coloração e tripas feias, por exemplo), o seu freguês não vai nem se interessar em provar.
Agora, vale lembrar que não adianta ter um produto atrativo se ele não for saboroso. O cliente não vai comprar de novo e, pior, ainda pode falar mal das linguiças para outras pessoas. Portanto, para não comprometer as vendas do seu estabelecimento, priorize a qualidade.
Busque bons fornecedores
Contar com bons fornecedores é um fator decisivo para a qualidade das linguiças. É fundamental que eles sejam comprometidos com o que fazem — e isso não é apenas pelo sabor, pela aparência e por demais atrativos que já citamos.
O mercado de alimentos precisa de atenção redobrada com a higiene e a procedência das matérias-primas, para evitar a contaminação da comida e dos consumidores. Imagine vender uma linguiça que vai fazer mal à saúde dos seus clientes? Inadmissível, não é mesmo?
Invista no atendimento
Tão importante quanto a qualidade do produto é o desempenho de quem o vende. Visualize a seguinte situação: uma nova linguiça está exposta em seu estabelecimento. Sem conhecê-la, o cliente pergunta sobre ela ao atendente: “Do que é feita? É saborosa?”. Provavelmente, as respostas farão esse consumidor comprar ou desistir do produto.
Sendo assim, procure investir no treinamento dos colaboradores e mantê-los motivados, até para que sejam mais simpáticos com os fregueses. Em estratégias como promoções e degustações, a equipe também terá um papel primordial para divulgar a ação e incentivar o público a provar o produto.
Como você pôde ver, a venda de linguiça está diretamente relacionada às preferências dos seus clientes e à qualidade do produto e do atendimento. Ligue todos esses pontos, defina os seus objetivos e os bons resultados virão.
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