Um ingrediente muito importante que deve ser usado por quem produz embutidos e alimentos curados é o sal de cura. De forma geral, ele é o responsável por inibir a proliferação de fungos e bactérias, por exemplo, nos alimentos, ajudando a evitar problemas como o botulismo. No entanto, nem todo mundo que trabalha com a fabricação de embutidos sabe onde comprar sal de cura.
Hoje, com a facilidade do mercado, é possível encontrar o ingrediente não somente nas lojas físicas, mas também nos sites que comercializam produtos para embutidos. Por atuar como um antioxidante, o sal de cura ajuda a conservar o alimento por mais tempo, além de ajudar na estabilização do sabor e da cor do embutido.
Para você que tem dúvidas sobre como usar o produto, abaixo, explicamos as principais informações e funções do sal de cura. Confira!
Quando usar o sal de cura?
Há milhares de anos que o sal vem sendo usado pelos humanos para a conservação de alimentos, inclusive sendo aplicado em diferentes técnicas. No caso do sal de cura, como o próprio nome diz, ele é indicado para a produção de alimentos curados e embutidos. Carnes curadas, salsichas e linguiças são algumas das receitas que exigem o ingrediente.
A coloração vermelha presente em embutidos como salame, mortadela e linguiça vem justamente do sal de cura. Além disso, esse aditivo contem nitrito de sódio, que os embutidos processados, feitos na indústria, precisam para serem comercializados. No entanto, essa obrigatoriedade não se aplica a produções caseiras.
Mas, vale lembrar que o ingrediente funciona como uma proteção contra malefícios como o botulismo, um exemplo de toxina perigosa que pode ser evitada com o uso do sal de cura.
Como escolher?
Normalmente, quem está pesquisando informações sobre o sal de cura pela primeira vez pode se deparar com a informação de que existe o sal de cura 1 e o 2. Na verdade, essa diferenciação foi criada nos Estados Unidos e diz respeito a uma padronização de ingredientes que não se aplica no Brasil. No entanto, quando encontrar produtos com essas descrições, entenda que as diferenças entre eles são as seguintes:
- sal de cura 1: é indicado para a produção de produtos que serão consumidos logo, ou seja, para uma cura rápida que serve para alimentos como salsichas cozidas e linguiças frescas;
- sal de cura 2: é recomendado para as chamadas “curas longas”, ou seja, aqueles alimentos que demandam mais tempo para ficarem prontos, como os salames e presuntos crus.
Onde comprar?
Hoje, o sal de cura pode ser facilmente encontrado nas lojas on-line especializadas, ou seja, nem será preciso sair de casa para adquirir o produto. Porém, vale sempre seguir algumas dicas para encontrar o melhor produto para a sua produção de embutidos.
Certifique-se de que se trata de uma loja confiável, que trabalha com ingredientes e marcas de qualidade. Avalie o custo-benefício, mas também a reputação da empresa, pois, no final, o que vai fazer a diferença no sabor será a qualidade das matérias-primas usadas.
Agora que você já sabe onde comprar sal de cura e as funções do produto, aproveite para conferir a variedade dele e outros condimentos na nossa loja on-line!
Related Posts
Aprenda como armazenar embutidos do jeito certo
Trabalhar com a venda de alimentos é uma grande responsabilidade: é preciso ter...
Vitrine de açougue: aprenda como montar a sua!
Assim como toda vitrine, a vitrine de açougue tem como responsabilidade impactar de...