Um bom produto ou serviço modifica a vida de uma pessoa de várias formas. Afinal, poucas coisas são tão gratificantes quanto conseguir resolver um problema por meio de um bom atendimento. A satisfação é tanta que sentimos a necessidade de compartilhar nossas experiências com outras pessoas para que elas cheguem a um resultado positivo também. É o que chamamos de marketing boca a boca.
Como compartilhar informações tem se tornado um hábito em nossa sociedade, essa troca de experiências consegue ser cada vez mais pública e chegar a muitas pessoas rapidamente. Por razões como essa, tanto grandes como pequenos negócios precisam encontrar maneiras de ser bem avaliados por seus clientes.
Continue lendo e entenda como funciona o marketing boca a boca e como ele pode ser favorável para a fidelização dos seus parceiros!
Como funciona o marketing boca a boca?
A estratégia surgiu como uma alternativa às grandes mídias, como jornais, revistas, TV, pois os anúncios nesses veículos necessitam de um grande investimento. Além de poder ser combinado com outros tipos de marketing, é uma técnica econômica e muito eficiente.
Atualmente, o marketing boca a boca funciona como uma ponte entre sua empresa e o cliente. Para que esse vínculo dê certo, é necessário entender qual a melhor forma de interagir com eles. Por exemplo, se o seu público-alvo for bem presente nas redes sociais, procure interagir com ele e incentive-o a deixar avaliações no perfil da empresa.
Qual a importância para a fidelização de clientes?
Além de ampliar o alcance do seu negócio, o marketing boca a boca pode acelerar o processo de vendas e, assim, aumentar os lucros. Afinal, quando uma pessoa já pensa em adquirir um produto e surge uma recomendação de alguém em quem ela confia, a decisão de compra torna-se bem mais ágil e descomplicada.
Portanto, é uma estratégia muito importante para quem está começando o negócio ou ainda tem uma clientela reduzida. Isso porque também é uma forma de fidelizar os clientes, já que, ao ter uma experiência positiva em seu estabelecimento, certamente a pessoa terá a sua marca em mente na próxima vez que precisar do produto que você oferece.
Como ter um bom marketing boca a boca?
Agora que já entendemos o que é e qual a sua importância, resta saber como ter uma boa estratégia de marketing boca a boca.
Tenha a qualidade como lema do negócio
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o cliente só recomenda aquilo de que realmente gosta. Nesse sentido, a qualidade deve ser a palavra-chave do seu negócio, tanto no que diz respeito ao seus produtos como ao suporte que você fornece.
Ofereça atendimento personalizado
O atendimento personalizado é uma das formas mais eficazes de manter clientes satisfeitos, uma vez que mostra o interesse da empresa em buscar a satisfação dos consumidores e em entender as suas particularidades.
Seja ágil na resolução de problemas
Outro detalhe importante é que, por mais que o suporte dado seja eficiente, sempre existirão problemas. Contudo, a capacidade de resolvê-los com agilidade e sem burocracia pode fazer com que seu negócio seja mais recomendado.
Ofereça benefícios surpresa
Busque surpreender seus clientes, oferecendo descontos, brindes e outros benefícios, sempre que possível, para fortalecer o vínculo e se destacar diante dos concorrentes.
Então, sim, o marketing boca a boca realmente funciona e deve ser uma estratégia valorizada, já que é capaz de potencializar suas vendas e melhorar bastante o vínculo com seus clientes, mantendo-os fidelizados ao seu negócio. Lembre-se ainda de sempre procurar manter a qualidade constante em seus produtos e serviços para que essa estratégia traga bons resultados.
E então? Você já conhecia os benefícios do marketing boca a boca? Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas vantagens?
Related Posts
Como ganhar dinheiro extra vendendo linguiça? Veja aqui!
O mercado de linguiça artesanal tem sido cada vez mais promissor para aqueles que...
Aprenda a fazer uma Linguiça Artesanal como ninguém!
Se você está em busca de uma nova — e excelente — fonte de renda, que tal fazer...