A procura por produtos gourmet segue crescendo e a fabricação de linguiças artesanais desse segmento está em alta. A valorização dos produtos feitos à mão torna esse mercado atraente e promissor. Além disso, com poucos recursos e maquinário adequado você pode obter uma excelente margem de lucro. Mas não é só isso: para termos sucesso nesse ramo devemos saber como vender mais que a concorrência.
Primeiramente precisamos chamar a atenção do cliente para o que estamos vendendo: companheira inseparável do churrasco e ingrediente obrigatório na feijoada, hoje as linguiças passaram de coadjuvante para ocupar um lugar nobre na mesa. Para explorar melhor essa tendência e aumentar seus lucros, continue a leitura deste texto e conheça 5 dicas sobre como vender mais essa iguaria!
Tenha um atendimento personalizado
O cliente que aprecia o trabalho artesanal é exigente e curioso sobre os processos utilizados. Se você oferecer um atendimento personalizado valorizará ainda mais as qualidades do seu produto. Pequenas atitudes no dia a dia fazem uma grande diferença, como chamar seu cliente pelo nome. Parece pouco, mas tem um valor enorme na mente do consumidor. Trabalha com e-commerce? Sem problemas: a tecnologia permite que você também preste uma experiência personalizada para cada um.
Se você ainda não atua na internet, comece a investir nisso. Afinal, o público que aprecia cortes nobres de carne e linguiças artesanais está conectado grande parte do tempo. Hoje já existem sites especializados atendendo exclusivamente online e você não pode ficar de fora.
Mantenha um bom relacionamento
O bom relacionamento é fundamental para a fidelização dos seus clientes. Conversar, sugerir novos sabores, dar receitas e dicas de preparo para não fazer feio na hora do churrasco são bons exemplos. Transforme seu cliente em amigo e ele se tornará seu maior vendedor.
Mantenha também um bom relacionamento com seus fornecedores. Isso auxilia muito na manutenção da qualidade dos serviços e, certamente, vai ajudar na negociação. Quando chegar a hora, expanda sua produção. Comece a vender para supermercados ou mercearias de bairro. Busque conhecer os clientes deles e oferte o produto mais adequado ao perfil que eles atendem. Conquiste um parceiro de negócios que ajude no crescimento da sua empresa.
Trabalhe apenas com produtos de qualidade
Quando se trata de alimentos é preciso ter uma atenção redobrada com a origem e qualidade dos insumos. Se você está investindo em linguiças artesanais e quer saber como vender mais, tenha em mente que seu cliente é diferenciado. Ele conhece os melhores ingredientes, temperos e está disposto a pagar mais por isso.
Escolha bem seu fornecedor. Analise o investimento que ele faz em saúde e na excelência dos produtos ofertados. É o que fará diferença no seu negócio.
Conheça o cliente ideal
O público consumidor de linguiças artesanais é apreciador da carne. Se você estiver começando no negócio, seu cliente ideal dificilmente será vegetariano. Portanto, comece investindo em sabores de boa aceitação. Aos poucos, vá testando novas receitas, atraindo novos consumidores.
Caso você já tenha uma clientela fiel e queira aumentar sua fatia de mercado, pode ser uma boa ideia experimentar ingredientes exóticos, pimentas variadas e até mesmo uma linguiça vegetariana. Existem tripas que não levam ingredientes de origem animal que podem ser utilizadas. Se der certo, você terá mais uma opção para incrementar o lucro.
Promova degustações
Agora que você inventou uma nova receita de linguiça, como saber se as pessoas vão gostar? Simples: ofereça degustações! Promova eventos de lançamento — consumidores gourmet adoram uma novidade e vão aparecer em peso na sua loja. Se você trabalha com outros produtos, ofereça o novo sabor como brinde nas compras de seu cliente. E diga para ele voltar e dar uma avaliação.
Essas foram 5 dicas para você saber como vender mais linguiças e melhorar os lucros na sua empresa. Comece a aplicá-las ainda hoje e invista seus recursos para conhecer seu mercado. Escolha o público com maior potencial de compra e dedique seu tempo a eles. O dinheiro será consequência direta dessas ações.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude a promover essa ideia em seu networking.
Related Posts
Como montar uma lanchonete de sucesso?
Saber como montar uma lanchonete pode ser um excelente negócio. Para isso, é...
Cortes de carne bovina: conheça cada um para você oferecer no seu açougue
Conhecer os diferentes tipos de cortes de carne bovina é essencial para um bom...